Make your own free website on Tripod.com

Grupo de Bibliotecas Escolares de Curitiba

Leitura em Voz Alta
Principal
Agenda
Acervo
Dinamização
Pesquisa escolar
O bibliotecário escolar
Marketing
Bibliotecas
Clipping
Eventos
Artigos
Livros e links
Quem somos

Mesmo os alunos mais velhos, que já sabem ler fluentemente ganham muito ao ouvir o bibliotecário ler um livro, ou partes deste, para eles. 

Segundo Jim Trelease, autor de The Read Aloud Handbook / O manual da leitura em voz alta, "a leitura em voz alta é uma publicidade para a leitura (...). O McDonald's não pára de fazer propaganda porque a grande maioria dos americanos já sabe sobre suas lanchonetes."

Trelease afirma que a leitura em voz alta ajuda as crianças a desenvolverem a escrita, a leitura, a oralidade e a escuta. Os alunos ouvem histórias em um nível mais alto do que lêem e, portanto, ao ouvirem outros leitores, aumentam seu vocabulário e a sua compreensão dos padrões da língua. Ao ler em voz alta para os alunos, o bibliotecário está modelando a leitura, mostrando a entonação e pontuação necessárias para tornar o texto compreensível e mais interessante. Deve-se utilizar as ilustrações do livro para encorajar predições e interpretações sobre o texto que será lido. O bibliotecário pode, também, aprender mais sobre o autor e o ilustrador e ler outros livros dos autores favoritos. Ajudando os alunos a relacionarem os livros à suas próprias experiências, o bibliotecário estará criando um vínculo entre os leitores e as obras em questão.

Webdesigner: Sandra Sparremberger ©2005